terça-feira, março 28, 2006
Regresso ao passado
Pois é, um fim-de-semana diferente...
Um pouco enovoado, com fuligem e muita madeira à mistura!
Este assunto merecerá um maior destaque. Novos desenvolvimentos a não perder...
Carta Impressa de
PM^
à(s)
6:29 da tarde
3
sideromófilias
sábado, março 25, 2006
Desaparecidas
Desapareceram há uma semana, as locomotivas diesel-eléctricas da CP (Comboios de Portugal) denominadas de 1400. Esta série que inicialmente (1967) contava com 67 unidades, apresentava neste ano último de 2006 apenas 33, sendo que algumas estavam afectas ao serviço de passageiros da linha do Douro.
Foi relatado neste mesmo Blog , o post de despedida destas máquinas.
Em conversa com a PJ, o homedosquins soube mais tarde que, o facto registado se tratou de um furto em massa destas locomotivas.
Embora este tivesse viajado na locomotiva que encabeçou este furto, não foi possível identificar o responsável pelo acto.
Volvida uma semana sobre este incidente foi possível apurar que a Direcção da CP efectuou inúmeros contactos com os responsáveis pelo furto, tendo negociado um montante para o resgate. Sem qualquer de resposta, os mesmos vendo-se impotentes perante a situação desataram a chorar e barricaram-se na sala da Administração tendo iniciado uma greve de fome que dura há já 96 horas!!
Apenas foi permitida a entrada de um segurança que levou um carregamento de lenços "Renova".
Presume-se que este furto esteja relacionado com o "gang dos rebites" uma vez que num outro blog foram encontradas pistas que indiciam os elementos deste gang como sequestradores de 1400's
Pra já é tudo e aguardam-se novos desenvolvimentos...
Carta Impressa de
PM^
à(s)
6:48 da tarde
2
sideromófilias
quinta-feira, março 23, 2006
Fim de Semana da despedidas #3
Duas esculturas em ferro, que jamais se cruzarão, salvo honrosas excepções que se poderão, ou não, adivinhar...
Carta Impressa de
PM^
à(s)
10:02 da manhã
0
sideromófilias
Fim de Semana da despedidas #2
Nessa tarde às 16:50 o IR levou uma automotora UTD 0600. Estava dado mais um passo para a extinção das 1400 em S. Bento e aproximava-se também o fim das viagens directas entre o Porto e o Pocinho.
Daqui para a frente serão necessárias, pelo menos, 2 transbordos!!
Depois da partida do IR das 14:50 aficionados dos CF's estiveram em vigília fotografando todas as movimentações das 1400's.
Com pena não estive presente durante toda a tarde, mas marquei presença (agradeço e peço desculpa a todos os que estavam a jantar comigo pela saída repentina) à hora em que a última 1400 partiu da mítica estação.
Coube a efeméride à locomotiva 1413, que rebocou o comboio das amendoeiras em flôr até ao depósito de Contumil.
Acabou assim um tempo em que as 1400's pertenciam ao cenário da estação de S. Bento.
Com a perda deste ícone e a alteração dos horários adivinha-se que todos os comboios da linha do Douro e Minho tendam a iniciar a sua marcha em Campanhã.
Mas essas teorias dariam muito que escrever...
Ficam as perguntas?
Será que as 1400 voltarão?
Será que S. Bento não irá fechar a curto prazo?
Carta Impressa de
PM^
à(s)
9:41 da manhã
2
sideromófilias
quarta-feira, março 22, 2006
Fim de Semana da despedidas #1
Assim, Sexta-Feira iniciou-se este tempo com o último IC para a Régua.
"chefiado" pela 1415, a composição composta por 4 carruagens Corrail e um gerador chegou com atraso à estação de S. Bento.
Desta mítica estação partiu também com atraso, cerca de 5 minutos, para uma derradeira subida pelo Douro até ao coração do Vinho do Porto, em terras da Régua...
Até sempre.
Carta Impressa de
PM^
à(s)
9:50 da manhã
3
sideromófilias
terça-feira, março 14, 2006
Finalmente o post de uma semana atrás: A 1452 !!
A fotografia ilustra os estragos…
Durante um ano esteve a descansar em Contumil, com destino incerto.
Parece que agora se iniciou o processo de desmantelamento desta máquina, cujas peças irão render outras idênticas, nas suas irmãs gémeas.
Cumps
Carta Impressa de
PM^
à(s)
9:03 da manhã
4
sideromófilias
domingo, março 12, 2006
1ª Viagem de trabalho com recurso aos serviços do Alfa Pendular
OK, passando ao que interessa:
Destino: Lisboa Oriente, para uma reunião no LNEC.
Local de Partida: Porto Campanha
Viagem a bordo do CPA-4004 em classe Conforto…
Que poderei dizer sobre esta viagem?
A nível profissional nada porque os conteúdos são confidenciais, mas a outros níveis poder-se-á dizer que já tomei 2 cafés e 1 pingo, passámos o Entroncamento e urge passar um dia para registar algumas coisas que estão na EMEF…
Ah, já me esquecia… O blog homedosquins é um blog em movimento. Enquanto escrevo este post, aproximamo-nos rapidamente de Santarém. São 09:22 e vamos neste momento a 105 Km/h ! Bem, se calhar não nos aproximamos assim tão rpidamente…
Enfim, é Portugal…
Carta Impressa de
PM^
à(s)
9:54 da tarde
2
sideromófilias
quarta-feira, março 08, 2006
Portugal, no expoente máximo da IMBECILIDADE...
Tenho um post no bolso que não sai porque todos os dias aparecem motivos ferroviários de relevo...
Depois do Foguete, na contracapa do jornal "Público", ontem (7 Março de 2006) foi a vez de um canal de televisão português.
O referido (o qual não divulgo o nome), mas posso dizer que é o único que não é número primo, num dos seus programas de entretenimento, em horário nobre, apresentou uma cena que se passava na Estação de S. Bento.
Após revelações mirabolantes pensadas exaustivamente pelo autor do guião, eis que surge no altifalante da Estação o seguinte:
"Vai partir dentro de breves momentos da linha número 5 o comboio para Santa Apolónia".
Reparos à frase:
Até ao número 5 tudo bem, agora daí para a frente, nas 5 palavras seguintes está patente toda a falta de preocupação, cuidado de erscrita e horas de investigação imprescindiveis para que um profissional (presumo que o seja) possa escrever, sem erros grosseiros um texto para um guião.
"O comboio não é especificado"; erro 1 que considero um mal menor!!
"para Santa Apolónia"; erro 2 , gravíssimo uma vez que se o autor do texto quisesse apanhar um comboio , em serviço comercial de S. Bento para Sta. Apolónia (directo), bem que ganhava teias de aranha!!!
Já não existem comboios de S.Bento para Sta. Apolónia à anos, e só por plena falta de Q.I. não se investiga esse facto...
Fica aqui o meu repto em prol da investigação e do culto da inteligência, sobretudo quando se está no ar para todo um povo...
P.S. - Não costumo ver o referido canal, mas ao despedir-me da minha mãe não pude deixar de ouvir este absurdo!!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
1:49 da tarde
1 sideromófilias
terça-feira, março 07, 2006
Face a esta provocação, no bom sentido, do assíduo e atento leitor Dr. Gustavo, vejo-me forçado, e bem diga-se, a cancelar o meu post de hoje para abordar esta questão.
Assim, e para quem não teve acesso à notícia, fica aqui um excerto da mesma, que eu achei ter uma maior relevância:
“Inaugurado em 1954, o Foguete ficou famoso, não tanto pela sua rapidez (demorava 4h30 de Santa Apolónia a Campanhã), mas sim pelos serviços de que dispunha, considerados um verdadeiro luxo para a época. Em vez de máquina
No Foguete viajaram as elites portuguesas dos anos cinquenta e sessenta, mas não foi a nenhuma figura do Estado Novo que o seu nome ficou associado. Pelo contrário, chamaram-lhe o Comboio da Liberdade quando nele viajou o General Humberto Delgado entre Porto e Lisboa, em plena campanha eleitoral como candidato opositor a Salazar.”
Segundo sei, foram 3 as composições que operaram em Portugal. O “pedaço” (uma das automotoras) que se encontra em melhor estado, se é que assim se pode dizer, encontra-se ao serviço de manutenção de Contumil, como se pode ver na fotografia anexa:
Uma Parte do Foguete - Contumil - Setembro 2004
É uma pena que uma composição como esta esteja no estado que se pode ver. Segundo rumores, não confirmados nem desmentidos, aquando da compra das 10 composições CPA-4000 (Pendular) o contracto assinado com a FIAT incluía a recuperação integral, para circulação, desta composição. Mas é como digo, são só rumores...
Mas este é só mais um caso a somar a muitos outros espalhados pelas linhas de Portugal...
Carta Impressa de
PM^
à(s)
1:48 da tarde
3
sideromófilias
segunda-feira, março 06, 2006
Lousado em Flor...
Destino: Secção Museológica de Lousado
Por entre locomotivas e carruagens que fizeram parte do material circulante da Linha de VE (Via Estreita) do Porto à Póvoa, Famalicão e Guimarães, neste museu pode visualisar-se uma fatia da história da ferrovia em Portugal. Além dos veículos podem ver-se antigos equipamentos de estações, sinalização e uma linha de produção de travessas, entre outros...
Um local a visitar, até porque durante este ano não se paga nas Secções museológicas da CP.
Cumps
Carta Impressa de
PM^
à(s)
10:46 da manhã
3
sideromófilias
quinta-feira, março 02, 2006
Interrompemos a nossa programação habitual #3
Este indivíduo do sexo masculino é procurado pela policia municipal de V.N. de Gaia, por despacho do Presidente da Câmara de Foz Côa, que acusa o presente do furto de inúmeros pertences da C.P.
É uma pessoa extremamente perigosa e pensa-se que sofrerá de distúrbios mentais.
A quando da captura da imagem da presente fotografia, o indivíduo afirmava que era parente directo do Frankenstein, tendo arrancado parafusos de uma linha ferroviária, enroscando-os nos ouvidos.
Foi avistado pela última vez na cabine de uma locomotiva 1400.
Presume-se que o referido indivíduo não estará sozinho e que poderá mesmo ter-se associado a outros elementos potencialmente perigosos que, na mesma zona, foram avistados em tentativas de furto de rebites, locomotivas e argolas de guardanapos de carruagens restaurante…
No caso de avistar o referido, fuja, isto é um assunto sério!
Entidades competentes estão no encalço deste perigoso e bizarro gang, que poderá ter dimensões internacionais, nomeadamente células de acção em Geneve.
Carta Impressa de
PM^
à(s)
2:44 da tarde
5
sideromófilias
quarta-feira, março 01, 2006
Ao abandono...
Guindaste - Alfândega Nova do Porto - Janeiro 2006
Acho fantástico quererem preservar no parque da Alfândega alguns dos guindastes que durante anos possibilitaram que as diversas mercadorias fossem retiradas dos barcos e passadas para as plataformas, ou mesmo, directamente, para os comboios.
Justificou-se por isso, bem ou mal, rentabilizar aquele espaço. Trocaram-se os carris por asfalto, selou-se o túnel e nasceu um parque de estacionamento.
Contudo ficaram alguns elementos.
A foto mostra um deles.
Este guindaste além do que já foi referido anteriormente, tinha também a capacidade de se movimentar sobre os carris. Actualmente, mantém-se por lá cercado por esse material compósito, pavimento de todas as estradas.
A pergunta que fica no ar é….
Até quando?
Carta Impressa de
PM^
à(s)
11:31 da manhã
0
sideromófilias