Face a esta provocação, no bom sentido, do assíduo e atento leitor Dr. Gustavo, vejo-me forçado, e bem diga-se, a cancelar o meu post de hoje para abordar esta questão.
Assim, e para quem não teve acesso à notícia, fica aqui um excerto da mesma, que eu achei ter uma maior relevância:
“Inaugurado em 1954, o Foguete ficou famoso, não tanto pela sua rapidez (demorava 4h30 de Santa Apolónia a Campanhã), mas sim pelos serviços de que dispunha, considerados um verdadeiro luxo para a época. Em vez de máquina
No Foguete viajaram as elites portuguesas dos anos cinquenta e sessenta, mas não foi a nenhuma figura do Estado Novo que o seu nome ficou associado. Pelo contrário, chamaram-lhe o Comboio da Liberdade quando nele viajou o General Humberto Delgado entre Porto e Lisboa, em plena campanha eleitoral como candidato opositor a Salazar.”
Segundo sei, foram 3 as composições que operaram em Portugal. O “pedaço” (uma das automotoras) que se encontra em melhor estado, se é que assim se pode dizer, encontra-se ao serviço de manutenção de Contumil, como se pode ver na fotografia anexa:
Uma Parte do Foguete - Contumil - Setembro 2004
É uma pena que uma composição como esta esteja no estado que se pode ver. Segundo rumores, não confirmados nem desmentidos, aquando da compra das 10 composições CPA-4000 (Pendular) o contracto assinado com a FIAT incluía a recuperação integral, para circulação, desta composição. Mas é como digo, são só rumores...
Mas este é só mais um caso a somar a muitos outros espalhados pelas linhas de Portugal...
3 comentários:
Bem haja!
Pareceu-me pertinente, sem, no entanto, pretender interromper o bom curso deste blog :)
Cheers!
Dá um salto ao outatime qdo tiveres tempo. Já tenho algumas fotos:P
Aproveito eu tambem para interromper o curso habitual dos comentarios para deixar o meu pedido de desculpas! Ontem tive de me ausentar de forma subita, mas recebi a tua mensagem! Ao 12h10, estou la! :-DD
Depois falamos melhor. Abraco!
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