Eram 14:50 (ou pelo menos por volta dessa hora) quando partiu de S. Bento o último IR com uma 1400 à cabeça.
Nessa tarde às 16:50 o IR levou uma automotora UTD 0600. Estava dado mais um passo para a extinção das 1400 em S. Bento e aproximava-se também o fim das viagens directas entre o Porto e o Pocinho.
Daqui para a frente serão necessárias, pelo menos, 2 transbordos!!
Depois da partida do IR das 14:50 aficionados dos CF's estiveram em vigília fotografando todas as movimentações das 1400's.
Com pena não estive presente durante toda a tarde, mas marquei presença (agradeço e peço desculpa a todos os que estavam a jantar comigo pela saída repentina) à hora em que a última 1400 partiu da mítica estação.
Coube a efeméride à locomotiva 1413, que rebocou o comboio das amendoeiras em flôr até ao depósito de Contumil.
Acabou assim um tempo em que as 1400's pertenciam ao cenário da estação de S. Bento.
Com a perda deste ícone e a alteração dos horários adivinha-se que todos os comboios da linha do Douro e Minho tendam a iniciar a sua marcha em Campanhã.
Mas essas teorias dariam muito que escrever...
Ficam as perguntas?
Será que as 1400 voltarão?
Será que S. Bento não irá fechar a curto prazo?
Nessa tarde às 16:50 o IR levou uma automotora UTD 0600. Estava dado mais um passo para a extinção das 1400 em S. Bento e aproximava-se também o fim das viagens directas entre o Porto e o Pocinho.
Daqui para a frente serão necessárias, pelo menos, 2 transbordos!!
Depois da partida do IR das 14:50 aficionados dos CF's estiveram em vigília fotografando todas as movimentações das 1400's.
Com pena não estive presente durante toda a tarde, mas marquei presença (agradeço e peço desculpa a todos os que estavam a jantar comigo pela saída repentina) à hora em que a última 1400 partiu da mítica estação.
Coube a efeméride à locomotiva 1413, que rebocou o comboio das amendoeiras em flôr até ao depósito de Contumil.
Acabou assim um tempo em que as 1400's pertenciam ao cenário da estação de S. Bento.
Com a perda deste ícone e a alteração dos horários adivinha-se que todos os comboios da linha do Douro e Minho tendam a iniciar a sua marcha em Campanhã.
Mas essas teorias dariam muito que escrever...
Ficam as perguntas?
Será que as 1400 voltarão?
Será que S. Bento não irá fechar a curto prazo?
2 comentários:
Recordo ainda a minha primeira viagem, ate ao Tua, directa: No meu primeiro acampamento...
Encerrou-se este ciclo em beleza, na ja mitica viagem a linha de Barca d'Alva.
Mas nao perco a esperanca! Tudo na vida e efemero, pelo que um dia voltara a linha, com 1400 ou outras maquinas... E os transbordos, idiotas, terao tambem uma magia muito propria... veremos! Agora ha novas coisas a fotografar, novas cronicas a realizar!
PS: Vou ver se adiciono mais qualquer coisa nas cronicas...
Mais momentos destinados a ficarem perenemente na memória.... de resto, a vida continua.
É verdade, muito boa, esta última série de 3 fotos das despedidas :P
Abraço!
Enviar um comentário