sexta-feira, setembro 30, 2005
quinta-feira, setembro 29, 2005
UTE - 2000 aos caídos...
Estas "pioneiras" da electricidade já sairam de circulação e passam agora por um processo de vandalismo e decomposição em algumas linhas de resguardo do nosso país!
No Entroncamento encontra-se muito facilmente um pedaço de uma UTE 2000.
Contudo existe por cá, pelo Norte pelo menos um exemplar + ou - conservado.
Espero que pleo menos fique uma para museu, já que as irmãs mais novas não tiveram essa sorte e foram todas ao "pilling" !!!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
7:39 da tarde
0
sideromófilias
terça-feira, setembro 27, 2005
Era uma vez as Lili`s

Estamos no longínquo ano de 2004. Por esta altura cerca de metade destas composições passaram por um processo de recauchutamento. Há quem lhe chame modernização, outros enumeram uma série de palavras proféticas que não vale a pena referir, pois não faz parte do âmbito deste blog as piadas tipo: Fernando Rocha!!!
Depois do processo cujo nome não ouso referir estas composições foram apelidadas de Lili`s, sabe-se lá porquê...
O certo é que andem por aí a dar problemas como o ... (palavra frequentemente utilizada por Fernando Rocha) em toda a rede nacional, o que é uma grande ... (outra palavra daquelas)!Voltando à actualidade, é triste referir que não sobra uma sortuda!!
Mas o que interessa é a história, e muitos bons momentos passei na companhia destas "falecidas" composições que fizeram parte da minha infância, nas viagens que fazia para a Aguda e já da minha juventude, pois foi numa janela destas composições que o je levou com uma folha daquelas canas que existem ali para os lados de Aveiro... Lembras-te Daniel??
Beijos e Abraços!!!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
7:04 da tarde
3
sideromófilias
Ao Edgar...
Peço desculpa a todos, mas na concorrência (um tal de blogasmus) surgiram dois post`s que me deixaram inquieto!!
Homem coffee time forever & uma grande amizade pá. Mesmo não estando na foto, o copo está lá e tu também lá estás, na nossa mente!!
O meu negócio não é tanto palavras mas mais fotos, por isso toma 2, para ajudar a passar o tempo e a lembrar que a malta de cá não te esquece!!!
Segundo post: Andam aí uns Bin Laden`s dos comboios e dos metros que não sabem o que lhes pode acontecer!!! "Imitação rasca de paparazzi", "ao menos podias-me ter feito um 1º plano", que é isto??? Sinceramente...
Quando vir alguém conhecido vou começar a atirar rolos, para ficar melhor na foto...COM OS OLHOS NEGROS!!!!
De resto paz entre todos!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
6:35 da tarde
0
sideromófilias
sábado, setembro 24, 2005
Retrato do Douro
Ora, nestes dias de pausa do trabalho, é importante reavivar este blog e preparar o TPC da semana. Ou seja todas as fotos da próxima semana já estão tratadas e escolhidas para a publicação! Salvo qualquer ocorrência que interrompa o regular funcionamento deste blog, publicarei fotografias muito metalizadas... e mais não digo!!!
Por agora satisfaço as vontades dos comentaristas deste blog que tanto exigiram fotografias das Jornadas da Juventude & das paisagens do Douro.
Carta Impressa de
PM^
à(s)
3:21 da tarde
3
sideromófilias
quinta-feira, setembro 22, 2005
Reflexos !!
Esta semana isto tá fraco tá!!
Mas o fim de semana vem aí e prá semana é que vai for...
Fica por enquanto esta foto...
Carta Impressa de
PM^
à(s)
9:41 da tarde
1 sideromófilias
segunda-feira, setembro 19, 2005
sábado, setembro 17, 2005
Memórias do dia da D... (da Linha D!!!)
Sem grandes palavras, apenos posso dizer ALELUIA!!!
Big Dan, segundo sei no fim de semana é de borla, mas 2ª feira já devo passar o Andante, vou ver se fotografo isso, um abraço!!!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
8:05 da tarde
3
sideromófilias
sexta-feira, setembro 16, 2005
quinta-feira, setembro 15, 2005
Nem só de 1400 vive a CP!!
Não sendo tão carismáticas como as 1400, pelo menos no Norte do País, estas potentes locomotivas são as Sra`s. que se seguem.
De fabrico Canadiano (Bombardier), estas são as locomotivas a diesel mais potentes em todo o parque de material circulante. Entraram ao serviço em 1979 e a série é composta por 13 locomotivas. Devido a um acidente em 1985, a série ficou reduzida a 12 unidades.
Não me lembro de ver estas grandes máquinas por cá. Só muito recentemente começaram a fazer parte do quotidiano dos dias da ferrovia a Norte do Douro. Quer dizer, do dia e da noite, porque estas "meninas" têm cá um "cantar". Do sítio onde me encontro a escrever estes textos é muito frequente escutar o seu som, quando vão mais carregadas, que ecoa no túnel de General Torres.
Que vejam durante muitos anos a luz da lua, enquanto aguardam por novo serviço!!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
9:08 da tarde
3
sideromófilias
Para todos os gostos...
Eu sou como uma farmácia, no que toca a comboios tenho QUASE tudo!! Assim, para agradar a Gregos e a Troianos, e satisfazer as lembranças de todos aqui está um foto, que hoje seria impossível de arranjar.
Passo a explicar:
Já no fim da carreira, o regional para a Régua circulava, aos Sábados e Domingos, com uma carruagem Schindler e um número variável de Sorefames. Como não podia deixar de ser, tratando-se da Linha do Douro lá vai uma 1400 à cabeça.
Teresa, muito provavelmente a carruagem com o traço amarelo é de compartimentos!!
Hum, que tal? "E esta heim?"(1)...
(1) - Frase que ficou eternizada por esse grande senhor da Rádio e da Televisão, Fernando Peça.
Carta Impressa de
PM^
à(s)
8:53 da tarde
5
sideromófilias
quarta-feira, setembro 14, 2005
Eu, ainda cá estou!!!
Há coisas que são como o Vinho do Porto, quanto mais velhas melhor.
Ao nível da mecânica não é bem assim, mas estas locomotivas apesar dos anos conservam todo o encanto!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
10:36 da tarde
0
sideromófilias
LD - 1400 as resistentes!!!
Desde 1967 que percorrem todas as linhas de Portugal, tendo transposto enumeras gerações!
Podem não saber os números, ou quem as fabricou, mas quando se fala numa 1400 é frequente ouvir estas respostas: "As máquinas da Linha do Douro", "Aquela que tem focinho de cão?", "Ah, as laranja a diesel", entre tantas outras que ouvi...
Também aprendi a gostar delas desde pequeno, quando o meu avô me levava a S. Bento e eu teimava em ver o comboio que partia para Marco de Canavezes, da linha 2, com 7 carruagens Schindler (sim, as vermelhas e brancas) e uma 1400 à cabeça. O comboio era tão extenso que não cabia na plataforma entrando metade da 7ª carruagem no túnel. Lá ao fundo avistava-se por entre a escuridão, o "mostro laranja".
São estas e outras memórias e as fotografias que tiro, que guardo com saudade, pois as máquinas que me ensinaram a gostar dos comboios, estão velhas, cansadas e qualquer dia não vão estar à disposição daqueles que elas viram crescer.
Carta Impressa de
PM^
à(s)
10:36 da tarde
1 sideromófilias
terça-feira, setembro 13, 2005
Sinais do progresso que tarda em chegar...

Passaram 6 anos desde esse ano remoto de 1999, quando estes bichinhos, 10 para ser exacto, migraram para este país à beira mar plantado!
Começaram a circular, foram à revisão e ... qual é o tempo que eles demoram a fazer a ligação????
Hã.....
Aproximadamente 3 horas e 5 minutos (efectuem os arredondamentos para cima porque para baixo "jamais", OK!!
Bom, a Engenharia do nosso país anda assim tanto nas ruas da amargura que seja necessária uma década, pelo menos, para arranjar 300 km de linha...
Reparem que contra mim falo!!
Ou será por existirem uns fetiches lá para os lados de S. Bento, que fazem lembrar os putos a brincar aos "motoristas" na cabine do comboio?
Existem fotos mais interessantes...
Mas, como o que vem na "linha" me interessa, mesmo que esta não seja das melhores, cá fica um dos "bichinhos" (que já fez a revisão), pronto para transportar mais alguns "crentes" para Lxa Sta. Apolónia!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
9:56 da tarde
1 sideromófilias
segunda-feira, setembro 12, 2005
Porque mias tão sozinho??

É certo que estamos habituados a ver as pessoas a correr de um lado para o outro, para apanhar o comboio na outra linha, as plataformas apinhadas de gente com malas para apanhar o comboio que daqui a minutos vai chegar ou mesmo aquelas pessoas que por viverem perto ou por outro motivo qualquer vão à estação para tomar um café, ler o jornal, ou simplesmente ver passar os comboios...
Mas bem perto desses locais podemos encontrar o silêncio & algumas coisas caricatas.
Na pacatez das linhas de resguardo desta estação, percorre-se toda a histórias do caminho-de-ferro.
Logo na linha 3 e 4 estão os grandes comboios de contentores que aguardam que o fim de semana passe para que alguma máquina os leve ao seu destino.
Nas linhas mais longínquas podemos encontrar as máquinas. Umas mais recentes, outras mais antigas, mais limpas ou mais sujas, aguardam também pelo próximo trabalho.
Neste fim de semana, estranhamente estava tudo um bocado diferente. Menos máquinas, mais dispersas (o que é bom porque quando estão todas empilhadas não dá para fotos) mas, o espólio estava mais ou menos ao meu dispor e ao da minha EOS300D.
Apreciei o facto de estarem míticas glórias da ferrovia portuguesa. Nada mais nada menos do que 5 locomotivas da série 1400.
Lá ao fundo, no meio das silvas jazem as velhas glórias do vapor. Tão camufladas que nem o mais jovem dos chefes da estação sabe que elas estão lá.
Mas, o mais curioso é que por entre os vagões parados, naquele silêncio tão perto e tão longe das linhas principais existe todo um ambiente místico.
Porque mias tão sozinho??
É este o lamento dos gatos que vagueiam por entre as travessas e por entre os vagões, habituados a saltitar por entre as linhas e divertidos a passear em cima das agulhas.
Também eles fazem parte da estação, daquela estação onde encontro paz, silêncio e os "meus outros amigos".
Até amanhã!!!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
10:22 da tarde
1 sideromófilias
Devesas, uma estação de muitas fotos...
Para ser mais preciso, um mês e 12 dias!! Ontem voltei a pegar na máquina e desloquei-me a uma das minhas estações de eleição para ver o que por lá andava...
Nesta semana vou apresentar um conjunto de fotografias que tirei nesse dia!
Entre fotos e um pouco de história espero que todos tenham uma boa semana, na companhia deste singelo blog!
Uma boa semana para todos...
Carta Impressa de
PM^
à(s)
8:33 da tarde
1 sideromófilias
domingo, setembro 11, 2005
As Flausinas !!

Actualmente funcionam ainda algumas unidades que foram vendidas a privados (empresas de construção).
Existem algumas unidades afectas à CP operacionais, contudo estão impedidas de circular. No ano de 2004 podíamos encontrar estas locomotivas no Barreiro, no Entroncamento e na Figueira da Foz. Segundo notícias recentes, as unidades que estavam no Barreiro foram mudadas para a Figueira.
Este é sem dúvida um bom motivo para uma viagenzita à Figueira da Foz. Aguardo oportunidade para posteriormente colocar aqui fotos desse momento!!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
5:12 da tarde
1 sideromófilias
Estou desiludido...
Apresento aqui uma nota de descontentamento pela ausência de comment`s da fotografia "As outras Comboiadas".
Além de ter um título muito bonito, (minha opinião pessoal) conta com pormenores de fino retoque que merecem a atenção de todos.
Por isso vão lá, vejam melhor e comentem se fizerem o favor!!!
Meus sinceros agradecimentos
Carta Impressa de
PM^
à(s)
4:35 da tarde
1 sideromófilias
Nem só de comboios vivo Eu...
Sim, é verdade e eu admito publicamente que tenho cerca de 11GB de fotos desses meus grandes amigos, contudo é necessário afirmar que a minha actividade é bastante mais abrangente contando já com 10 GB de fotos de outra temáticas...
Por isso fica aqui esta foto & a promessa de que, pelo menos uma vez por semana, colocarei neste blog uma fotografia sem comboios!!!
Saudações Cordiais a todos os blogger`s!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
4:30 da tarde
2
sideromófilias
[Off Topic] To my friend Edgar...
Ora cá está, a nossa fantástica, super afinada, imbatível, mística máquina de café!
Prometo que vou continuar a cuidar dela até ao teu regresso.
Um grande abraço...
Carta Impressa de
PM^
à(s)
4:20 da tarde
1 sideromófilias
quinta-feira, setembro 08, 2005
quarta-feira, setembro 07, 2005
terça-feira, setembro 06, 2005
O prometido é de.... PEDRA!!!!!
Avaliemos com umas contas de cabeça a carga que representa um comboio destes para esta estrutura, não tendo em conta a velocidade do dito, que é por sinal assinalável.
Aliás esta prosa sobre a velocidade pode muito bem ser uma inspiração para um futuro post!
Mas vamos às contas:
Locomotiva 1400 à volta de 65 ton
Carruagens Sorefame (sim são estas!!) 38 ton
Ora, devem ser para aí umas 217 ton`s, nada mau!!!
Podia ser muito pior, há dias em que vêm 7 sorefames, ou podia até ser um comboio de carga, certamente muito mais pesado que este!
Mas, sem me desviar muito mais, cá fica a resposta de que: Sim, as pontes de pedra aguentam com comboios!!
Quanto à velocidade, isso já são outras "comboiadas"!! :)
Carta Impressa de
PM^
à(s)
7:34 da tarde
1 sideromófilias
segunda-feira, setembro 05, 2005
Histórias do 1º dia de Trabalho (Parte III)

Escolhi esta em particular, porque ilustra de um modo muito peculiar o estado dos meus pés quando eu cheguei a casa.
Fumegavam, literalmente como esta velhinha locomotiva 1424.
Bem, é tudo, até amanhã!!
Jonhy, amanhã ponho a foto da ponte, ñ esqueço!!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
8:00 da tarde
1 sideromófilias
Histórias do 1º dia de Trabalho (Parte II)

Mas desde então muitas lutas foram travadas com sucesso!!
Viva nós, e viva um grande projecto!
É verdade, ó Ana já te dei as fotos do teu aniversário de 2004?
e de 2005?
Carta Impressa de
PM^
à(s)
7:41 da tarde
0
sideromófilias
Histórias do 1º dia de Trabalho (Parte I)

Assim sendo, tive um primeiro dia muito emocionante, com uma reunião pela manhazinha seguido de uma verdadeira e atribulada corrida para tratar de toda a papelada e arranjar toda a logística necessária!
Foi do tipo 2500 m barreiras porque andámos (Eu, a Ana Miguel, a Isabel e o Rui) a acartar com móveis, transportar computadores para o CICA entre outras coisas!!
Ao cortar a meta ainda deu tempo para as meninas limparem o estaminé, enquanto o Je limpava dois teclados que pareciam ter servido de toalha a um daqueles almoços labajões!!
É assim, amanhã temos mais...
Carta Impressa de
PM^
à(s)
7:31 da tarde
1 sideromófilias
O Início
Bem, este deve ser o "Take 3", depois de um blog falhado, e um photoblog mais ou menos pelo mesmo caminho, a minha pessoa compromete-se desde já a apresentar neste novo Blog, pensamentos, opiniões, notícias e fotos, muitas fotos abordando várias temáticas. Claro está que o tema dominante terá obrigatóriamente de ser (para todos os que me conhecem) Veículos Ferroviários.
Até Breve!!
Carta Impressa de
PM^
à(s)
12:20 da manhã
3
sideromófilias