Ora cá está, não será do tempo dos Romanos, mas é de pedra!
Mas vamos às contas:
Locomotiva 1400 à volta de 65 ton
Carruagens Sorefame (sim são estas!!) 38 ton
Inspiremo-nos todos, os frequentadores deste Blog, para um pequeno exercício de matemática.
Avaliemos com umas contas de cabeça a carga que representa um comboio destes para esta estrutura, não tendo em conta a velocidade do dito, que é por sinal assinalável.
Aliás esta prosa sobre a velocidade pode muito bem ser uma inspiração para um futuro post!
Avaliemos com umas contas de cabeça a carga que representa um comboio destes para esta estrutura, não tendo em conta a velocidade do dito, que é por sinal assinalável.
Aliás esta prosa sobre a velocidade pode muito bem ser uma inspiração para um futuro post!
Mas vamos às contas:
Locomotiva 1400 à volta de 65 ton
Carruagens Sorefame (sim são estas!!) 38 ton
Ora, devem ser para aí umas 217 ton`s, nada mau!!!
Podia ser muito pior, há dias em que vêm 7 sorefames, ou podia até ser um comboio de carga, certamente muito mais pesado que este!
Mas, sem me desviar muito mais, cá fica a resposta de que: Sim, as pontes de pedra aguentam com comboios!!
Quanto à velocidade, isso já são outras "comboiadas"!! :)
1 comentário:
Ora bem...
65 + 38 * {4;7} = {217; 331}
Fazendo do peso x, e supondo um aceleração gravítica de 9,8 m/s^2, então isto dá algo como {2127;3244}kN.
O que significa: Uma CARGA DO CARAGO!!!
Deixo aos leitores mais especializados o cálculo das componentes da carga horizontais e dinâmicas, supondo velocidades entre 0 m/s (o semáforo fica vermelho) e uns 100 km/h (com o homedosquins a conduzir ;)) Acredito que cheguem á mesma conclusão do parágrafo anterior... Isto é, se as cargas de todo se calculam deste modo :p
Ficamos a aguardar comboios em cima de pontes de betão... Pontes e comboios têm esta atracção fatal!
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