segunda-feira, setembro 12, 2005

Porque mias tão sozinho??

Locomotiva Diesel Série 1400 - Gaia Devesas - Setembro 2005

Nem só de comboios vive uma estação!
É certo que estamos habituados a ver as pessoas a correr de um lado para o outro, para apanhar o comboio na outra linha, as plataformas apinhadas de gente com malas para apanhar o comboio que daqui a minutos vai chegar ou mesmo aquelas pessoas que por viverem perto ou por outro motivo qualquer vão à estação para tomar um café, ler o jornal, ou simplesmente ver passar os comboios...
Mas bem perto desses locais podemos encontrar o silêncio & algumas coisas caricatas.
Na pacatez das linhas de resguardo desta estação, percorre-se toda a histórias do caminho-de-ferro.
Logo na linha 3 e 4 estão os grandes comboios de contentores que aguardam que o fim de semana passe para que alguma máquina os leve ao seu destino.
Nas linhas mais longínquas podemos encontrar as máquinas. Umas mais recentes, outras mais antigas, mais limpas ou mais sujas, aguardam também pelo próximo trabalho.
Neste fim de semana, estranhamente estava tudo um bocado diferente. Menos máquinas, mais dispersas (o que é bom porque quando estão todas empilhadas não dá para fotos) mas, o espólio estava mais ou menos ao meu dispor e ao da minha EOS300D.
Apreciei o facto de estarem míticas glórias da ferrovia portuguesa. Nada mais nada menos do que 5 locomotivas da série 1400.
Lá ao fundo, no meio das silvas jazem as velhas glórias do vapor. Tão camufladas que nem o mais jovem dos chefes da estação sabe que elas estão lá.
Mas, o mais curioso é que por entre os vagões parados, naquele silêncio tão perto e tão longe das linhas principais existe todo um ambiente místico.
Porque mias tão sozinho??
É este o lamento dos gatos que vagueiam por entre as travessas e por entre os vagões, habituados a saltitar por entre as linhas e divertidos a passear em cima das agulhas.
Também eles fazem parte da estação, daquela estação onde encontro paz, silêncio e os "meus outros amigos".
Até amanhã!!!

1 comentário:

dfrodrig disse...

Outra parte muito peculiar das Devesas, é o velho túnel por onde passavam as camionetas da JES!!

Só cabia um carro de cada vez... Ah, pequenos nadas perdidos :)

Isto, claro, para não falar do magnífico percurso pedestre pelo meio da linha antiga General-Torres : Devesas!!! A mais bonita e secreta vista sobre o Porto está ali...

Saudades aí aos amigos felinos ;)