quinta-feira, setembro 15, 2005

Nem só de 1400 vive a CP!!

Locomotiva diesel série 1960 - Gaia Devesas - Setembro 2005

Não sendo tão carismáticas como as 1400, pelo menos no Norte do País, estas potentes locomotivas são as Sra`s. que se seguem.
De fabrico Canadiano (Bombardier), estas são as locomotivas a diesel mais potentes em todo o parque de material circulante. Entraram ao serviço em 1979 e a série é composta por 13 locomotivas. Devido a um acidente em 1985, a série ficou reduzida a 12 unidades.
Não me lembro de ver estas grandes máquinas por cá. Só muito recentemente começaram a fazer parte do quotidiano dos dias da ferrovia a Norte do Douro. Quer dizer, do dia e da noite, porque estas "meninas" têm cá um "cantar". Do sítio onde me encontro a escrever estes textos é muito frequente escutar o seu som, quando vão mais carregadas, que ecoa no túnel de General Torres.
Que vejam durante muitos anos a luz da lua, enquanto aguardam por novo serviço!!

3 comentários:

dfrodrig disse...

São as máquinas da madrugada... Antes das 7 da manhã, lá passavam comboios de mercadorias, com locomotivas pujantes, com um típico barulho lateral... Ou estarei enganado?? Estas são aquelas do barulho engraçado que lembra o rodar das letras nos grandes painéis das estações (e do aeroporto de Frankfurt) :)

PM^ disse...

Sim, correcto e afirmativo, nem mais, é isso mesmo...

dfrodrig disse...

Correcto e afirmativo! O.K.!

Uma coisa que sempre me intrigou, e que acho curioso: Como se processam as comunicacões? Só entre o comboio e as estacões?

Ou os maquinistas também falam entre eles?

E os comboios? Comunicam? Têem vida própria?

Senhor Home dos Quins, estas dúvidas existenciais podem ser esclarecidas??? :D