quarta-feira, maio 31, 2006

Os Rebites desmistificados…

Onde e quando se deve aplicar a palavra “Rebite” no âmbito dos Caminhos-de-Ferro? Erradamente, algures em Dezembro de 2005 nasceu a denominação “Rebite” associada ao elemento metálico (parafuso) que efectuava a fixação da interligação do carril à travessa (madeira ou betão).

Devido à reorganização deste blog, e tentando a partir de hoje, trazer para aqui redacções de cariz científico utilizando uma linguagem técnica correcta e isenta, torna-se impreterível corrigir o erro cometido.
O nome pelo qual se deverá passar a designar o tão famigerado “Rebite” é “Tirafundo”. Segundo um livro da especialidade, datado de 1955, a designação de “Tirafundo” é a seguinte:

“São parafusos que se introduzem nas travessas… termina num prisma de secção quadrada ou rectangular. O Tirafundo pode apertar só a patilha do carril ou o carril e a placa de assentamento (chapim).”

E pronto, a partir de hoje, a palavra “Rebite” será utilizada nos Caminhos-de-ferro como a peça que efectua a ligação entre dois perfis metálicos, consistindo num elemento liso que atravessa as chapas e é moldado à cacetada.

5 comentários:

gpm disse...

Eu disse que era parafuso!!!

dfrodrig disse...

Última hora: http://negocios.pt/default.asp?CpContentId=276952

gpm disse...

E digo mais: é espantoso como estas novas máquinas fotográficas digitais sublinham automaticamente o texto que se pretende enfatizar! Ao que chegou a tecnologia :P

Tenho mesmo de comprar uma máquinas dessas!

dfrodrig disse...

Descobri isto:
http://www.fotolog.com/rails
http://www.fotolog.com/comboios

Anónimo disse...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»