sexta-feira, janeiro 25, 2008

A Hora do Carril (#5)

Neste "A Hora do Carril" estava previsto continuar o assunto da rúbrica passada, ou seja o elemento carril.

Mas, assuntos paralelos levaram-me a abordar uma temática que se enquadra perfeitamente no espírito desta rubrica.
Assim, "A hora do Carril" tem o gosto de apresentar a distinção entre ponte, viaduto e pontão! (Tchârâââââââ!)

Os conceitos pontão, viaduto e ponte são muitas vezes trocados e mal aplicados.Após ter falado com alguns especialistas, pude constatar que enquanto para certas estruturas a distinção é fácil, existem outras porém que podem originar alguma discussão.Vou tentar neste post, passar as ideias que pude recolher, para poderem servir de referência.Assim sendo, comecemos pela mais fácil:

Pontão: Um pontão é uma estrutura de pequena dimensão, geralmente constituída por dois encontros e um vão único de reduzida dimensão (entre 5 e 15 m). Serve para superar pequenos obstáculos (estrada nacional, pequeno curso de água, linha de caminho-de-ferro via única). Tome-se como exemplo a estrutura da fotografia:

Os pontões podem ser estruturas de betão armado ou estruturas mistas (encontros em cantaria e tramo metálico ou betão armado+aço).

A distinção entre ponte e viaduto é contudo mais complicada, sobretudo nos casos das estruturas que se situam muito próximas das definições.Entende-se como viaduto uma estrutura que constitui uma alternativa na ligação de dois pontos, superando somente a geografia do terreno ou vias de comunicação, pequenos cursos de água de carácter permanente ou não permanente conjuntamente com a geografia do terreno(maioritariamente). São geralmente estruturas com grande extensão e são constituídas pela repetição de uma estrutura tipo. Exemplos deste tipo de estruturas:



Geralmente a estrutura a que chamamos ponte engloba a estrutura da ponte propriamente dita e os respectivos viadutos de acesso.Note-se os casos da ponte Salgueiro Maia, ponte Vasco da Gama e ponte das Lezírias, todas sobre o Rio Tejo, mas com extensos viadutos de acesso devido à possibilidade de cheias, ocupação dos terrenos, características do solo.
Existem estruturas que poderiam ser classificadas como pequenas pontes.
Tomemos como exemplo as passagens superiores existentes na autoestrada no norte A1. Atendendo à definição, estas estruturas não têm um carácter repetitivo no seu desenvolvimento e são curtas.
Contudo, a complexidade técnica da estrutura não é elevada, e o obstáculo que supera tem dimensões reduzidas. Atendendo à definição, estas estruturas constituem um caminho alternativo na ligação de dois pontos. Este caso situa-se na fronteira da definição, mas enquadra-se nos viadutos, pelo facto dos vãos terem um extensão reduzida.
Os viadutos podem ser estruturas de cantaria, betão armado ou mistas (cantaria+aço ou betão armado+aço).

Designa-se como ponte uma estrutura que liga dois pontos intransponíveis (geralmente unindo duas margens), que impliquem a execução de uma estrutura com dimensões consideráveis e alguma complexidade técnica.
Existem pontes cuja designação como tal é pacífica e incontestável. Tome-se como exemplo as pontes Dna. Maria Pia (ponte metálica em arco), a ponte S. João (ponte de betão armado pré-esforçado em viga caixão), ou a ponte sobre o Tâmega em cantaria, que vemos nesta imagem:


Um pormenor que permite a distinção entre uma ponte e um viaduto neste método construtivo, é a dimensão dos arcos que permitem ultrapassar o obstáculo (neste caso um rio) com um vão bastante maior que os arcos mais próximos dos encontros.Existem limitações na dimensão dos vãos consoante o tipo de estrutura. As pontes ferroviárias da linha do Douro são um exemplo disso. Estas estruturas mistas apresentam vão consideráveis, atendendo ao material e à época em que foram construídas. A ponte do Tua é um exemplo:


Uma estrutura que é considerada uma ponte, embora tenha dimensões reduzidas é a ponte sobre o rio Teixeira, que se pode ver na imagem:


Contudo, o facto de permitir a ligação de duas margens de um curso de água com caudal para ser considerado rio, e o carácter não repetitivo da estrutura, levam a que seja classificada como uma ponte.
As pontes podem ser estruturas de cantaria, estruturas metálicas, mistas (betão armado+aço, betão armado pré-esforçado+aço, cantaria+aço).
Este documento é questionável e poderá não ser consensual. Tenta contudo, reunir a opinião de alguns técnicos, e foi elaborado na expectativa de poder contribuir para o esclarecimento destes conceitos.

3 comentários:

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